Considerações técnicas

As considerações técnicas são similares às utilizadas pelo INEP em sua última divulgação de notas por escola, que ocorreu em 2015.

CRITÉRIOS PARA O CÁLCULO DAS PROFICIÊNCIAS POR ESCOLA

Para o cálculo das proficiências por escola, em cada uma das provas objetivas e da Redação, foram considerados, concomitantemente:

A) Os alunos do ensino médio apontados nos Microdados Enem 2016, Microdados Enem 2017 ou Microdados Enem 2018 ou Microdados Enem 2019 como “Cursando e concluinte do Ensino Médio em 2016” e “Cursando e concluinte do Ensino Médio em 2017” ou “Cursando e concluinte do Ensino Médio em 2018”, respectivamente.

B) Os participantes, ou seja, os alunos, dentre os descritos no item A, que realizaram as quatro provas objetivas e a prova de Redação, obtendo proficiências superiores a 0 (zero) em todas as provas objetivas.

CRITÉRIOS PARA DIVULGAÇÃO DAS PROFICIÊNCIAS POR UNIDADE ESCOLAR

A divulgação das médias de proficiência dos estudantes no Enem 2016, Enem 2017, Enem 2018 e Enem 2019 por Escola, realizada pela Evolucional, foi realizada por Área do Conhecimento e para Redação, para as escolas que atenderam o seguinte requisito: possuir pelo menos 10 (dez) alunos participantes no ano de aplicação dentre os alunos considerados para o cálculo.

A informação considerada para a consolidação por instituição de ensino, disponível na divulgação feita pelo Inep, é a declarada pelo estudante no momento de sua inscrição no exame, não havendo garantia de que essa informação declarada é a real. Os dados não permitem uma conferência da efetiva matrícula do estudante na instituição declarada e, assim, podem existir estudantes que apontaram em sua inscrição uma instituição diferente da que está matriculado (o que pode impactar no resultado consolidado de cada instituição). Para mais detalhes sobre os estudantes que declararam estar em sua instituição, você poderá realizar o download desses dados a seguir.

Para mais detalhes, entre em contato: contato@evolucional.com.br